• Foto do escritorVanessa Menezes de Almeida

Nem sempre é preciso extrair o siso para colocar aparelho!

Quando é necessário remover o terceiro molar que vulgarmente chamamos de siso?

• Quando ele for tipo uma pedra no caminho. “Como assim?” Durante o tratamento ortodôntico, às vezes é necessário mover alguns dentes para trás e a presença dele nesse local impede o movimento de outros dentes.

• Quando ele estiver causando um toque prematuro. “Hein? O que é isso?” Isso é quando (nos movimentos normais que fazemos com nossa boca) um dente toca primeiro que todos os outros e assim recebe uma verdadeira pancada pois recebe toda a força do fechamento da boca sozinho. Esse contato pesado não é bom para nenhum dente e não devemos ter em nenhum deles pois pode causar a perda do dente seja por fratura dele ou por uma perda de osso que o sustenta devido a esse trauma constante.

“Mas ele não é um dente que não tem tanto problema perder?”

Sim, verdade. Mas no caso do siso temos outra questão! Por ele estar no extremo (é o último dente), às vezes esse contato prematuro promove uma mordida aberta anterior. Pense numa tesoura! Se você colocar um objeto (como se fosse cortar) perto do parafuso que prende as duas lâminas dela, você vai perceber que lá ponta da lâmina a abertura é muito maior, normalmente 3 vezes mais! Se o objeto for sendo colocado mais pra frente, perto da ponta, essa abertura vai diminuindo! A mesma coisa acontece com nossa mordida quando temos um contato prematuro lá no final da arcada, e nesse caso, temos que solicitar sua remoção de imediato. Por isso também que dificilmente tentamos corrigir a sua posição para manter esse dente na boca! Às vezes, uma mínima alteração na posição desse dente causa uma bagunça em toda a oclusão.

E quando ele tem que ser mantido?

• Há casos ortocirúrgicos (são problemas de oclusão tem que ser resolvidos com aparelho e cirurgia ortognática) que ao avançar um dos ossos, o último dente da arcada oposta fica sobrando lá no final. Nesse caso, é indicada a extração do siso pois ele ficará sem função e com o tempo ele vai migrando tentando achar um local que ele toque, isso é uma compensação normal do nosso corpo: quando perdemos um dente de baixo, por exemplo, o dente de cima que tocava nele na mastigação começa a "descer".

• Se os seus sisos estão em boca, bem posicionados, você consegue higienizar bem o local, e eles não vão atrapalham os movimentos do seu tratamento ortodôntico, VOCÊ NÂO PRECISA E NEM DEVE REMOVER seus sisos!

“Mas se eu não tirar os sisos, depois eles não entortar meus dentes de novo?”

Não existe nenhuma comprovação científica que esses dentes causem o apinhamento dos dentes que estão lá frente. Existem outros fatores como o crescimento residual da mandíbula e força excessiva ou deficiente de alguns músculos da face que, esses sim, são normalmente as causas dos dentes tortos!

Ainda ficou alguma dúvida? Me conta aqui ou manda uma mensagem!

Post: Blog2_Post