• Foto do escritorVanessa Menezes de Almeida

“Já usei aparelho mas meu problema voltou! O que aconteceu?”

Se tem uma coisa que desanima a gente, é ouvir: você vai ter que usar aparelho de novo!

E por que isso acontece com certa frequência?

Temos várias causas possíveis:

• A causa do problema da sua oclusão não foi corrigida.

Nosso corpo é composto de vários sistemas integrados e um problema que está fora da boca pode causar uma má oclusão. Por exemplo, um distúrbio respiratório pode causar uma respiração bucal que acarretará em uma posição inadequada da língua no repouso que por sua vez deixará de fazer estímulo crescimento no céu da yboca que ficará estreito e por fim não haverá espaço para os dentes se alinharem.

• O tratamento ortodôntico não foi finalizado de forma estável

Se o seu caso dependia de crescimento ósseo e você já é adulto (não cresce mais) , o ideal seria um tratamento ortodôntico aliado a uma cirurgia ortognática. Mas, seja por qual motivo, você não quis operar e apenas pediu ao profissional que “apenas dê uma melhorada no seu sorriso”, existe uma grande chance do seu caso haver recidiva.

• O período de contenção não foi realizado corretamente

Após a finalização do movimento dos dentes, o osso ainda não se remodelou totalmente para acompanhar essa nova posição do dente. Por isso é fundamental que se mantenham os dentes fixos por pelo menos 6 meses por tempo integral e mais 6 meses apenas para dormir.

Post: Blog2_Post